sábado, 3 de julho de 2010

O fim (?) de um sonho

O nosso sonho do hexa foi pro caralho. Nessa hora, todo mundo quer achar um bode expiatório. Todo mundo quer xingar o técnico, achar um zagueiro ou um apoiador que deu mole. Eu também queria. O Dunga foi muito criticado no início, quando assumiu uma seleção brasileira sem a experiência de ser um técnico. E a experiência que ele tinha em seu currículo era como jogador, mas não era qualquer jogador. Ele era o xerifão da seleção. O nosso Felipe Mello. E foi esse o cara que nego resolveu tirar pra Cristo. O tal Felipe Mello, que era a cara da seleção. A cara da seleção do Dunga. Nossa seleção é a mais visada e a mais cobrada do mundo. E tem que ser e sempre será. Quando não for, não seremos mais o top do ranking (de critério duvidoso) da FIFA.


Eu só queria lembrar que o Dunga, sem a experiência de ser técnico, ganhou tudo que podia pela seleção, exceto a Copa do Mundo. Logo o título mais importante, o mais cobrado. Eu não vou mentir e dizer que não queria ser hexa esse ano. Mas o que eu me lembro bem da última copa é que vimos uma seleção sem gosto de vestir a camisa amarela. O Dunga resgatou esse sentimento na seleção. Esse resgate, pra mim, vale mais do que qualquer Copa do Mundo. Copa do Mundo, a gente já tem cinco! CINCO, HERMANOS! Seleção, a gente só tem uma. Uma de cada vez, claro. Eu não ia gostar de ver o Brasil sair dessa copa do jeito que saiu da outra. Do jeito que saiu a Inglaterra. Imagina se a seleção de 2006 ganhasse o hexa e o Ronaldinho Gaúcho levasse a taça como o Beckham levou a da Liga dos Campeões pelo Manchester em 99 (ou perto disso eu acho).


Bem, o ponto no qual eu queria chegar era o seguinte: Futebol, não se ganha chegando lá e... Bah! É tudo resultado de anos de dedicação, trabalho de equipe e outras coisas que a gente tá cansado de saber que o brasileiro tem de sobra, como talento, ginga, malandragem quando necessário... Mas o Dunga resgatou a raça da seleção. Esse time não se entregou nunca. Esse time, mesmo desacreditado, chegou a empolgar. Esse time vai empolgar muito mais.


Pra próxima copa não vamos jogar eliminatórias, porque somos anfitriões. Mas daqui em diante, ainda temos Copa América, Copa das Confederações, Olimpíadas, Panamericano, Amistosos na Arábia Muçulmânica, Amistosos em Wembley, entre outras apresentações. O sonho do hexa não acabou. O sonho do hexa apenas começou com o Dunga. Que seja o Muricy, o Felipão, ou, quem sabe, o Lúcio o próximo técnico da seleção. Mas que ele não deixe perder o espírito que o Dunga resgatou desse time. Afinal de contas, Einstein já disse no século passado algo bem lógico, mas que pouca gente percebe: "O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário." O sonho do hexa foi apenas adiado. 2014 é em casa!


2010 é secar a Argentina.
É tipo bah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário