terça-feira, 13 de julho de 2010

diA muNdiAL dO RoCK

Aêêêê!!!! Hoje é Dia Mundial do Rock! Pra quem gosta do bom e velho rockn'roll, seria um ótimo motivo pra bebemorar! Mas sinceramente, o quê que o Rock tem pra comemorar nesses seus sei lá quantos anos de idade?

Antes se ouvia falar em ícones do rock. Posso citar vários e ficar aqui horas e horas escrevendo e relembrando seus clássicos. Não foram poucos: Jimmy Hendrix, Janis Joplin, Elvis Presley, Raul Seixas, Cazuza, Jim Morrinson, Ozzy Osbourne, Renato Russo, Bob Dylan, os Stones e o maldito Mick Jaaaaaaagger, os Ramones, Sid Vicious, os quatro lendários de Liverpool... Isso entre outros que eu não lembrei exatamente agora mas que nem por isso seriam menos importantes. Cada um em sua época, alguns deles até simultaneamente, alguns até competindo uns com os outros, mas todos influenciaram gerações.

Semana passada fez vinte anos da morte do Cazuza. Estava eu assistindo um especial na MTV onde algumas músicos nacionais falavam sobre o cara. Estava lá aquele pessoal que escreveu e/ou tocou com ele (entre outras coisitas mais) como Lobão, Ângela Rorô, Frejat e tal. E esse pessoal tava lá falando aquilo tudo que a gente vem escutando há 20 anos: que Cazuza era um gênio, um porra louca, da sua carreira solo, do final da sua vida. Tudo que qualquer fã já tá cansado de ouvir, ver e rever. E, como o cara foi um ícone do rock, que influenciou gerações e tal, a tal da "Music" Television resolveu botar os caras da cena atual pra falar também. Eis que surgiu na tela uma figura toda colorida que solta a frase : "Não... Eu não acho que o Cazuza influencia até hoje..."

A princípio minha sensação foi de repúdio, de raiva desse movimentinho chamado emo, se é que isso é movimento! Mas eu não vou discutir ideologia, isso fica pra outro dia, até porque eu também tenho teto de vidro. Depois do ódio momentâneo, fiquei pensando que o Cazuza devia estar se remoendo no túmulo depois de vinte anos quietinho ali. Como podia podia esse pirralho colorido falar que não era influenciado por Cazuza?? Aí é que caiu a ficha! O fedelho pintado realmente não era e não foi influenciado pelo Cazuza. Se ele tivesse um pentelhonésimo da influência de alguém tão genial, ele jamais seria da tal família restart. Ou, ao menos, a tal família não seria assim:


http://www.youtube.com/watch?v=J0ZdzynbZK8

Se deu bem hein, Cazuza! Dessa você escapou!

Na verdade essas roupas (e caras) coloridas são um disfarce, porque o Rock está de luto. Não pela morte do Cazuza, não pela morte de Janis, ou Jimmy, ou Raulzito, Lennon, ou qualquer um que tenha sido. O rock está de luto pela morte de um ídolo por mês, por semana, por segundo. Não existem mais ídolos. Todo dia alguém é ídolo por 15 minutinhos. Daí a gente vê ídolos como os que temos visto e, graças a Deus, esquecido. Mas o problema é esse. Já estamos há tanto tempo sem ícones, que os antigos já não servem mais. Eles já estão se aposentando até da função de ícones. E agora, José? Eu ainda estou esperando. E acredito não ser o único.


Bem, fica aqui a imagem e uma frase que mostram qual é cara do Rock atual. Pelo menos do que eu chamo de Rock.

"The future is uncertain
the end is allways near..."

The Doors
É tipo bah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário