quinta-feira, 22 de julho de 2010

O tempo e sua marreta


Pá!...
Pá!...
Pá!...
O tempo e sua maldita marreta torturando meus pensamentos. E, cada vez que respiro, sinto mais intensas as pancadas deste incansável inimigo da juventude, adversário da ordem, me chamando de velho, me dizendo que estou oxidando, que as marcas do meu sorriso estão cada vez mais fundas, que estou chato, que meu cabelo está caindo, que não vejo mais graça nas mesmas coisas...

Mas afinal de contas, o que diabos é essa porra de tempo? Tempo, às vezes, parece que não existe. É um conceito relativo e nem sei em relação a quê. Seria em relação à rotação da Terra pra se medir um dia? Seria em relação à translação da mesma pra se medir um ano? Será que o meu relógio correria mais devagar em Júpiter? Ou mais rápido na Lua? E em um buraco negro ele pararia? Pena que não. O nosso tempo existe. Já foi inventado, conceituado e patenteado. E é esse tempo que manda. Infelizmente. Como um poeta já disse, ele não para!

Quando se tem 5 anos de idade, um ano parece uma eternidade, você lembra do Natal anterior como se fosse há uma vida atrás. Depois você vai reparando que os anos vão se passando cada vez mais rápido, cada vez mais rápido. Um Natal atrás do outro, um aniversário atropela o outro. Claro, afinal, um ano era 20% de toda sua vida quando se tinha 5. Aos 10, é 10%. Aos 20, só 5%... E cada segundo que passa um ano vale menos. É, ele não para!

Quando uma pessoa perde tempo, ela tenta recuperá-lo. Mas, para tal, deve investir mais tempo. E, como o tempo não pára, perde-se tempo, recuperando o tempo. Efeito dominó, bola de neve, chame do que quiser, mas você fica com um saldo sempre negativo e cada vez mais negativo. Então você vai dizer que não tem tempo pra isso, não sobra tempo pra aquilo... Todo mundo tem 24 horas em cada dia. Cada um dedica ao seu tempo as suas prioridades.

Eu prefiro pensar que não se recupera tempo porque não se perde tempo. Tempo passa, eu sei. Passou, foda-se! Tem mais um montão aí na frente. O tempo não para, pô! A Terra gira sempre na mesma direção. Ela não olha pra trás. Mas é da nossa cultura olhar sempre pra trás. Por isso se aprende história na escola. Pra gente poder se lamentar. O ser humano gosta de se lamentar. Olhando pra frente só tenho a ganhar. Inclusive tempo.

Se você olhar pra trás vai ver seu relógio marcando:
Pá!...
Pá!...
Pá!...

Se você olhar pra frente, vai ver seu relógio marcando:
Pá!...
Pá!...
Pá!...

E eu aqui escrevendo um mol de merda...
Pá!...
Pá!...
Pá!...



É tipo bah!

Um comentário:

  1. Me vê alguns mols dessas suas merdas.

    Das merdas mais interessantes e inteligentes que já vi.

    Snoop representa!!

    ResponderExcluir